Sunday 11 November 2007

Racism

This is a subject most avoided by everyone and you already know I love to talk about subjects everyone avoids, but this is a special one; this is something that we all despise and censure. I don’t like censorship so I will find something bright about it, like the Thriller in Michael Jackson. (It has started: the first Black or White joke!)

Now seriously, it is weird when people that suffer from racism fight it by becoming racist and diminishing their own race and beliefs. Changing the colour of his face only made it worse, it was not the solution, only an insult to the African-American traditions! The only thing good that it served was to confuse the already brain-damaged guys from the Klu Klux Klan, it left them thinking the same thing black people thought: “Hum…shouldn’t we kill this guy!?”, and it was so confusing that no one did, not even O. J.!
Leaving Michael Jackson aside (just like he did to his music), racism still lives on and, unfortunately, will continue to exist, though it might not be so common and strong. When I speak of racism, I don’t just mean White people discriminating Black, I mean all types of racism, against White people, Black, Chinese, Indian, sick people (they change colour too), whatever colour they are!
The white, I mean bright side of it is that I am actually glad that some people are racist, seriously, it makes me feel so smart and intelligent, because it does not take much brain activity to know that despite someone’s skin colour, what really maters is their attitude, their will, their wit and resiliency, what’s inside.

And the bright coloured message of today belongs to… Be a racist, make me clever!

8 comments:

Frequência Jovem said...

Nem sempre aquilo que à primeira vista nos parece é a verdade! A mudança de cor não foi um simples desejo de Michael Jackson, há muito por trás disso (nomeadamente traumas da infância e problemas de saúde!).

Vitor Moura said...

Sim... eu sei...dai ele passar a vida com criancas, ele não teve uma infancia propriamente dita, não teve amigos de infancia, ele passou essa fase a frente, e depois ja em crescido tentou compensa-la..fazendo o rancho neverland, uma alusao ao peter pan, k tinha o k ele não teve, uma infancia.
Mas pelo que sei da sua mudança de cor foi ele se queixar que foi várias vezes vitima de racismo (o k acredito k seja MUITO verdade) e entao fe-lo como um escape, mas nao axo k seja a fugir dos problemas que os resolvemos. Pelo que sei, claro, porque nestas coisas nunca sabemos a verdade, no fundo é a vida pessoal e nao temos nada a ver com isso...mas...sabe sempre bem falar um bocadinho mal, neh? São famosos e há sempre especulação e historias pa contar pois temos k ter sempre tema de conversa no cafe! Quem nunca comentou e discutiu p.e. os gostos amorosos da Marisa Cruz? hehe
;)

Vera said...

lol. isto ta td mto giro e tal e o camandro e mais n sei o k! e pois ja m lembro o que escreveste no post mas vou já ler!!!







pronto já ta!
1º nice pic
2º michael jackson e crianças eh pa n digo nd
3º michael jackson era + giro preto, alias cm ta agora até o frankenstein tem melhor aspecto!

racismo sempre houve e sempre haverá, por mais que lutemos contra isso bem... será sempre mais forte!!!
mas realmente ter 1 cromo de 1 racista por perto faz de nos bem mais inteligentes...
(hj nao tou pa comments ... dormi mal, ou melhor dormi pco :p...)

Frequência Jovem said...

Hummmmmm c/ exa da Marisa Cruz é k me lixast... :D

Vera said...

Ora este post merece mais, tal como o dono, que aquilo que eu escrevi ontem, que não passou de engonhanço puro!
Antes de mais não me considero racista nem ando lá perto, embora não goste desta ou daquela pessoa mas os motivos não se prendem com a cor, religião ou seja lá o que for! Somos pessoas diferentes, sim, com ideais diferentes mas somos iguais em termos de direitos, deveres e responsabilidades. No entanto, tenho-me apercebido, que desde muito cedo, os ideais de intolerância contra tudo o que é diferente são transmitidos desde cedo. Os que têm uma pele mais escura são imediatamente catalogados de marginais, os de leste só falam línguas esquisitas (mas se ouvirem com atenção até concluem que são muito semelhantes ao português), se são brasileiras vendem o corpo e roubam os maridos às portuguesas!
Atitudes que não se percebem! Os portugueses sempre andaram pelo mundo, continuam a andar, é verdade que também sentiram na pele o racismo e escravidão, mas não será isso que nos devia tornar mais tolerantes???
A facilidade com que determinadas pessoas expõem os seus sentimentos racistas é qualquer coisa que me deixa de boca aberta. Quem não se lembra do cartas que os Gatos criticaram? O que foi aquilo? Um país europeu não pode ter esse tipo de manifestações!
Faz falta educação para a cidadania, faz falta focar aspectos cívicos, faz falta condenar estas atitudes! É certo que esta educação não impediria o que continua a existir, impediria sim que os outros se vangloriassem com isso!!!
Não sei se me fiz entender mas o sono e o enrroscanço não me deixam fazer mais nada!!!
***

Vera said...

Marisa Cruz?!! Hum?!
Como a Marisa Cruz andam por ai 1 data deles e delas! mas isso ja nem comento que nao vale a pena!!!

Vitor Moura said...

Vera, atenção...não confundir racismo com xenofobismo! São duas coisas muito diferentes. E no fundo, e já que falas do cartaz do PNR, se formos a ver, muitos de nós tem um pouco de xenofobo! Quem nunca criticou esta invasão de imigrantes ilegais? Até tu, e posso citar algo que escreveste aqui no blog, "n tenho nd contra mas alguns era enfia-los num barco roto, em pleno mar alto, e cm os pes colados em cimento" tens as tuas objecções. Eu não sou de falsos moralismos, sou sincero (já me conheces! =P), sou contra (i)emigração ilegal e não apoio (i)emigração no geral. Se muitos portugueses fizessem cá aquilo que foram fazer para o estrangeiro e fizessem cá a vida que fazem lá também não teriam problemas. Mas lá não vão ao café todos os dias á noite, não veem cá fora tres vezes ao dia tomar cafe, não saem 10% do que nós saimos ao fim de semana. Eu se fizesse essa vida também estava bem. Acho bem que as pessoas tentem novas oportunidades, novas aventuras, que lutem, eu também luto pelo que quero, só critico a busca alarve por dinheiro.
FDX!isto mais parece um testamento!eheh! e podia continuar, mas não quero deixar um spoiler para o proximo post! as vzs perco-me nos pensamentos! :P mas ficou o pt de vista! =D

Vera said...

sim eu sei, que fiz essa referência num post sobre...hum já nao sei o que... mas sei que o fiz em relação a brasileiros e pensando em alguns que conheço, que enfim....
se reparares o que eu disse no post foi que embora tenha alguma coisa contra algumas pessoas nada tem a ver cm religião cor ou seja la o que for... as vezes isso é determinado por atitudes que têm na nossa presença... isso acontece com pessoas cá do sitio....
Xenofobia e racismo são diferentes embora se pensares nao estao assim tão desligados um do outro. 1
nao objecto i(e)migração em si nem tenho nada contra, até porque tenho famelga a viver lá fora,sei o que passaram nos primeiros tempos e sei o que fazem, mas nao os vejo ter as atitudes que muitos têm... mas pronto, acho que isso também depende muito da maneira como encaras as coisas e lidas com elas!!!****